WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
Email
Publicidade

Uma equipe do Corpo de Bombeiros, juntamente com os brigadistas do parque e voluntários ainda trabalham no combate à um incêndio no Parque Estadual de Ibitipoca, em Lima Duarte, registrado nesta terça-feira (29).

O incêndio foi iniciado há pelo menos 47 horas e já queimou cerca de 35% da unidade de conservação. Foram cerca de 500 hectares de área atingidos, o equivalente a 500 campos de futebol, segundo o major Leonardo Nunes, subcomandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora e coordenador da operação no local: “Os danos são irreparáveis. Não temos como, agora, afirmar se o incêndio foi criminoso”.

Os aviões Air Tractor dão apoio no combate aos focos do incêndio, em Ibitipoca, onde é impossível chegar por terra (foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros de Minas Gerais)

Militares e cíveis estão há dois dias na unidade de preservação ambiental e sete equipes dividem-se para combate às chamas em inúmeros pontos. Durante a madrugada desta terça feira, um dos focos de incêndio chegou a ameaçar a portaria do parque e o próprio posto de comando das operações. O helicóptero Arcanjo apoia o combate à queimada.

Já as aeronaves Air Tractor, uma delas contratada pelo governo do estado e a outra enviada por um particular, conseguiam armazenar até 3 mil litros de água em seus compartimentos. “Ontem, o Arcanjo chegou a lançar um pouco de água, mas a fumaça e o cair da noite tornaram as condições de vôo inseguras para a tripulação. Agora, com as aeronaves, vamos conseguir finalizar, mas a mata grande, no centro do parque, infelizmente foi atingida”, lamenta o major.

Publicidade
Durante a madrugada, o fogo ameaçou o QG dos bombeiros e brigadistas do IEF, montado no restaurante do parque (foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros de Minas Gerais)

Segundo o IEF, os esforços neste momento ainda estão direcionados para encerrar o incêndio. O instituto acrescenta que estão sendo utilizados um trator com tanque, sete caminhonetes 4×4 e duas motos. Tão logo o trabalho seja encerrado, o IEF vai informar qual será a data de reabertura do parque, fechado desde 18 de março devido à COVID-19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui