Publicidade

Os profissionais de saúde da atenção primária, secundária e terciária da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) ganharam mais apoio psicológico para se fortalecer durante o enfrentamento da pandemia da covid-19. O Departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Dvisat) / Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) estendeu a parceria em projeto de extensão com o curso de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no gerenciamento emocional do trabalhador, contribuindo para que encontre equilíbrio na superação deste momento.

O projeto é denominado “Redução do Estresse e Promoção da Saúde Mental no Trabalho”. Os interessados podem se inscrever entre esta quarta-feira, 9, até o dia 19, usando o link docs.google.com/forms. São 50 vagas, dez delas específicas para gestores de saúde. O trabalho remoto será realizado com o emprego do google meet (serviço de comunicação por vídeo). A psicóloga do Dvisat, Nayara Baptista, esclareceu que o atendimento é voltado tanto para os que estão na linha de frente – assistencial – quanto para o pessoal administrativo.

Está prevista a formação de cinco grupos, com dez integrantes cada. Dois terão início na terça-feira, 29, das 20 horas às 21h30; outro na quarta-feira, 30, das 16 horas às 17h30; mais um na quinta-feira, 1º de outubro, das 15 horas às 16h30. Serão 12 encontros, um por semana. Os bolsistas do projeto atuarão sob a coordenação da professora Edelvais Keller.

O quinto grupo reunirá gestores, com intuito de apoiá-los na execução de ações de cuidado de sua equipe. “A pandemia da covid-29 implica em perturbação psicossocial, que pode ultrapassar a capacidade de enfrentamento dos trabalhadores. Assim, nesse contexto de grande estresse e de muitas perdas, o gestor pode cumprir papel de facilitador de saúde mental no trabalho. Além disso, também pode haver sobrecarga, falta de equipamentos e demandas da equipe”, pondera Nayara.

Publicidade

Foto: Arquivo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui