Publicidade
Início Publieditorial Elipse Mobile Cloud agiliza a tomada de decisões, permitindo à Cesama monitorar...

Elipse Mobile Cloud agiliza a tomada de decisões, permitindo à Cesama monitorar seu sistema de saneamento de água via celular

0
146
WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
Email

A Cesama (Companhia de Saneamento Municipal) tem como principais atribuições planejar e executar os sistemas de água e esgoto de Juiz de Fora (MG), cidade localizada a aproximadamente 260 km de Belo Horizonte e 170 km do Rio de Janeiro. Atualmente, a companhia fornece água para 95% da população do município, que possui mais de 568 mil habitantes segundo o IBGE. A coleta de esgoto também atende a grande maioria da população (94%).

Para realizar o controle e supervisão de sua rede de saneamento, a Cesama utiliza, atualmente, duas soluções da Elipse Software: o Elipse E3 e a novidade Elipse Mobile Cloud. Através do E3, a companhia tem uma visão mais ampla dos processos que envolvem os sistemas de saneamento de água e esgoto de Juiz de Fora. Com ele, é possível monitorar as variáveis de pressão e vazão da água e esgoto junto às motobombas e boosters, abrir ou fechar válvulas, acompanhando o percentual de abertura de cada uma delas, ligar ou desligar bombas e visualizar os níveis dos reservatórios. Também possibilita acompanhar todos os processos realizados nas estações de tratamento. Além disso, o software dispõe de um sistema de alarme e permite emitir relatórios históricos.

Para monitorar, via aparelhos móveis, as variáveis de pressão, vazão e os níveis dos principais reservatórios do sistema de captação, tratamento e distribuição de água, a Cesama efetuou a conexão do E3 com o Elipse Mobile Cloud. Usando seus celulares, os gestores e demais profissionais responsáveis pelo sistema de abastecimento de água podem também acompanhar à distância se os conjuntos motobombas elevatórias e boosters estão ligados ou desligados. Através deste monitoramento via celular, os diretores e gestores da Cesama conseguem avaliar e tomar decisões com mais agilidade e eficiência.

Antecipar os problemas. Para Sérgio Queiroz de Almeida, Gerente de Automação e Telecomunicações da Cesama, este é o principal benefício disponibilizado pelo Elipse Mobile Cloud, uma vez que permite detectar e analisar qual a melhor solução para resolver os problemas com mais agilidade e eficiência via celular, independentemente da localização.

“Com o Elipse Mobile Cloud, é possível monitorar o sistema mesmo em viagem, de modo a poder alertar o CCO (Centro de Controle Operacional) à distância sobre qualquer erro no sistema de abastecimento de água”, afirmou ele.

Mais informações no case.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui