WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
Email
Publicidade

Nesta quinta-feira (22), o Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão em Economia (NEPE), da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) divulgou o Informativo número 14, referente ao acompanhamento da evolução do número de casos da Covid-19 nas microrregiões de São João Del-Rei, Barbacena e Lavras.

Nesta edição, o destaque é a redução no ritmo de contágio pela terceira semana seguida em São João Del-Rei. A média móvel atual de novos casos na cidade é de 3,7 casos/dia, o que representa uma redução de 26%, em relação a 14 dias atrás, quando a média móvel era de 5,0 casos/dia. 

Na microrregião de Barbacena, os municípios Alfredo Vasconcelos, Cipotânea, Desterro do Melo, Ibertioga, Paiva, Ressaquinha, Santa, Bárbara do Tugúrio, Santa Rita de Ibitipoca e Senhora dos Remédios não apresentam novos casos de Covid -19 nas 3 últimas semanas. Além disso, Barbacena foi a única da microrregião que apresentou tendência de elevação dos casos.

Dos municípios que compõem a microrregião de Lavras, apenas Ijaci apresenta aceleração do contágio, atualmente, com base nas médias móveis de novos casos.

Publicidade

Para entender melhor, a Média Móvel é um indicador de como a pandemia se propaga. Ela consiste na média de novos casos dos últimos 7 dias. A comparação da média móvel atual com a de 14 dias atrás fornece a tendência de contágio em determinado município. Então:

Maior que 15 % – Tendência de aceleração no ritmo de contágio

Entre – 15% e 15% – Tendência de estabilização no ritmo de contágio

Menor que -15 % – Tendência de redução no ritmo de contágio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui