WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
Email
Publicidade

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, afirmou, nesta sexta-feira (2/10), em coletiva virtual, que a realização de cirurgias eletivas receberá novas orientações. Os procedimentos – que não são de urgência – estavam suspensos no Estado desde março, como parte dos esforços prioritários do Governo de Minas no enfrentamento à pandemia. 

Uma nova deliberação ainda será elaborada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para que a retomada possa acontecer em sintonia com os sinais de estabilização da pandemia em Minas.

“Nós precisamos retomar essas cirurgias, mas também precisamos ter a garantia de que, caso haja um aumento nos números da covid em Minas, as instituições hospitalares terão condições de manter o atendimento”, explica Amaral.

Medicamentos

Publicidade

Um dos principais impasses que envolvem a questão tem a ver com o uso eventual, nesses procedimentos eletivos, de alguns medicamentos necessários para o tratamento da covid-19. Segundo o secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, esse cenário pode gerar uma sobreposição desses procedimentos, prejudicando o enfrentamento à pandemia. 

“Temos dialogado para que possamos chegar a uma resolução que permita uma retomada segura das (cirurgias) eletivas e sem impacto na rede, levando-se em consideração que ainda não temos uma vacina para a covid-19”, observa Cabral.

Mudança

O secretário de Estado de Saúde Carlos Eduardo Amaral também informou sobre a mudança na divulgação, aos finais de semana, do boletim epidemiológico da covid-19 em Minas Gerais.

“Tem-se observado uma queda considerável na atualização do Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (Sivep-Gripe). Por isso, o boletim epidemiológico da covid passará a ser publicado de segunda a sábado”, informa.

A SES-MG ressalta que, embora não esteja mais prevista a publicação do informe estadual da covid-19 aos domingos, os dados atualizados estarão disponíveis na plataforma www.coronavirus.saude.mg.gov.br/painel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui