WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
Email
Publicidade

População agora teme novos casos de coronavírus

O número de mortos provocados pela tempestade tropical Amanda em El Salvador subiu para 27, após um deslizamento de terras ter soterrado sete pessoas na quarta-feira (3). As fortes chuvas deixaram pelo menos onze mil pessoas desalojadas.

As chuvas, associadas à depressão tropical, provocaram um deslizamento de terras numa colônia na cidade de Santo Tomás, onde uma família de sete pessoas, dois adultos e cinco filhos pequenos, foi soterrada.

Os corpos ainda não foram resgatados dos escombros, devido às dificuldades do terreno. Os esforços de salvamento foram suspensos e deverão ser hoje (4) retomados.

As chuvas moderadas e intermitentes têm persistido em El Salvador, onde caíram 500 milímetros de água em dois dias, quando a média anual é de 1.800 milímetros, segundo informou o Ministério do Ambiente salvadorenho.

Publicidade

Chuvas devem continuar

De acordo com o ministério, “as chuvas deverão continuar, com condições de alta probabilidade de deslizamentos múltiplos de terra e quedas de rochas”.

O governo instalou 11.179 pessoas em 210 abrigos, situados em 13 das 14 regiões (departamentos) do país. O responsável pelo Ministério da Saúde, Francisco Alabí, afirmou que “as chuvas podem desencadear o aumento de casos [de covid-19]. A tempestade tropical pode aumentar as infecções, razão pela qual transferimos as equipas de saúde para os abrigos”, acrescentou.

Em El Salvador, há 1.468 casos ativos de covid-19 e 1.186 pessoas que se recuperaram da doença, num total de 2.705 pessoas afetadas. Houve 51 mortos desde o início da pandemia.

A pandemia da covid-19 já provocou mais de 385 mil mortos e infectou mais de 6,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no fim de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui