WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
Email
Publicidade

O Cemitério Municipal Nossa Senhora Aparecida, da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), tem promovido série de mudanças, a fim de levar mais conforto e humanização para seus funcionários e quem vai ao local se despedir de um ente querido. Entre as mudanças está a humanização dos velórios. “O ambiente é muito triste, e buscamos forma de levar um pouco de conforto e carinho para as pessoas. Quando a família permite, como forma de humanizar o momento, uma pessoa faz oração com música.

É um pequeno gesto, mas que tem confortado muita gente”, explicou o administrador do cemitério, Renato Dantas. No momento da música são oferecidas rosas para os parentes colocarem junto ao corpo ou seguir no cortejo.

Em velórios com suspeita ou caso confirmado de coronavírus (covid-19), o tempo de duração é de, no máximo, duas horas, seguindo todas as recomendações sanitárias. Nas capelas, a administração disponibilizou álcool em gel para higienização das mãos. Além disso, ao término de cada velório, os espaços são higienizados com produto específico. Já os coveiros estão usando equipamentos de proteção individual adequados, o que inclui roupa especial.

Ampliação de ossários e covas rasas

Publicidade

O Cemitério Municipal está preparando, diariamente, local para abertura de valas, onde estão localizadas as covas rasas. Mais de cem foram abertas em um mês, e média de cinco são disponibilizadas, de forma extra, todos os dias, como prevenção, caso o número de mortes decorrentes da covid-19 aumente muito.

A cova rasa pode ser utilizada por quem não possuí jazigo perpétuo. Após três anos, o familiar pode retirar os ossos e colocá-los no ossário, com taxa de aquisição. Em virtude disso, estão sendo construídos 60 novos setores para esse fim.

Foto: Arquivo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui